Páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Desmascarando a Astrologia

A astrologia não é um conhecimento imune a críticas, isso é um fato. Mas mesmo assim, as pessoas insistem em acreditar em pseudociências, a levar em consideração seus argumentos e tornar aquilo como verdade. Existem varias ramificações da astrologia, porém todas elas se baseiam no seguinte principio: A personalidade e/ou o destino de uma pessoa, grupo, ou nação, são governados pelas posições dos astros, a partir de seu nascimento. Irei mostrar como a Ciência prova, com anos de estudos, como a astrologia é uma farsa.


A astrologia propôs que, já que o sol e a lua influenciam nas marés do planeta, e que o nosso corpo é feito por 70% de água, então a ação gravitacional desses astros, tem também ação sobre nós. Entretanto, teorias gravitacionais como a de Newton, a Teoria da Relatividade geral de Einstein e o electromagnetismo de Maxwell mostram matematicamente que a influência desses astros é absolutamente mínima. 



Na astronomia, a observação de anomalias nas órbitas de planetas conhecidos levaram astrônomos a pesquisarem o que estava influenciando nelas, e foi assim que foram descobertos os outros planetas, como Urano e Netuno. Se a astrologia é tão completa, será que anomalias, na antiga astrologia, não apontariam para esses planetas que não podemos ver a olho nu? Ou será que são só planetas conhecidos que influenciam em sua personalidade e/ou destino?



O que é o Signo Solar?



O Signo Solar é onde o sol nasceu, em determinada constelação, em relação ao dia que você nasceu. Isso determina o seu signo. Porém, a Terra realiza três movimentos, o de Translação, o de Rotação- que são aqueles que todos conhecem-, e o de Precessão. É um movimento que consiste na mudança do eixo de rotação da Terra. Um movimento lento, que, para completar, leva um pouco mais de 5.000 anos. Portanto, esse terceiro movimento altera o signo, pois muito provavelmente, quando nascemos, o sol não estava na data do signo que a astrologia diz que estava.

Posição do sol segundo a Ciência astronômica e segundo a astrologia. 

Um pouco sobre as evidências empíricas contra a Astrologia 

O psicólogo Bertram R. Forer realizou um experimento com seus alunos, onde foi dado a eles uma folha de papel, com seu nome completo, a data e a hora de nascimento. Depois de todos os dados requisitados preenchidos, foi recolhido e entregue a um astrólogo para fazer o Mapa Astral. Depois de entregue aos alunos, Forer pediu para que eles dessem uma nota de 0 a 5, sendo 0 uma má descrição de sua personalidade, e 5 uma descrição perfeita. A média foi de 4,26, chegando a 90% da certeza que a descrição descrevia com clareza sua personalidade. Depois, Forer revelou que não havia nenhum astrólogo, e que todos os alunos receberam a mesma descrição. Esse experimento ficou conhecido depois como o Efeito Forer. 

 Os astrônomos Roger Culver e Philip Ianna publicaram um livro em 1988, chamado Astrology: True or False. Nele, registraram previsões publicadas de astrólogos conhecidos e organizações astrológicas por 5 anos. Das mais de 3.000 previsões previstas, que incluíam pessoas famosas, somente 10% se concretizaram. Essa faixa de acerto é menor do que a opinião de especialistas nos respectivos assuntos.
 

Isso foi só um pouco das evidencias existentes contra a astrologia. Espero que todos os leitores criem um pensamento cético e pesquisem para não cair na mão dessa pseudociência, e de muitas outras existentes.


"A astrologia dá significado cósmico às rotinas dessas pessoas e, dentro de suas estranhas mentes, elas acreditam que seu destino e sorte são controlados pelas estrelas. Mais uma razão para não acreditar em nada do que eles dizem." 
- Carl Sagan




fontes: 
Eu, Ciência: https://www.youtube.com/watch?v=Up4ibTpPJNs
Universo Racionalista:  http://www.universoracionalista.org/efeito-forer-principal-responsavel-pela-crenca-em-pseudociencias/
Brasil Escola: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/movimento-rotacao.htm
Brasil Escola: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/movimento-translacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares