OBS: O Intuito dessa publicação é expor uma experiência dentro de sala de aula com uma turma e observar suas consequências, oferecendo também, uma sujestão para quem queira trabalhar com o experimento do pêndulo simples de forma rápida e objetiva.
Aula ministrada na Escola Estadual Professor Souza Nilo, Itanhandu - MG.
1. Introdução
A intenção do projeto é demonstrar na prática como que funciona a
experimentação e o método científico. Partindo de uma observação e de conceitos
básicos do pêndulo simples, vamos discutir como que poderíamos utilizar esse
conceito para determinar a aceleração gravitacional local e entrar em uma
explicação clara sobre a metodologia cientifica. É de extrema importância que os alunos percebam como que funciona o método científico, pois dessa forma eles
perceberão como que a ciência funciona!
2. Objetivos
- Compreender conceitos
básicos de pêndulo e descobrir a gravidade local;
- Entender como funciona o método científico.
- Entender como funciona o método científico.
Conteúdo
Pêndulo Simples; Dinâmica e Movimento Harmônico Uniforme
Tempo estimado – 2h:30min.
Série
- 2º ano do ensino médio
3. Desenvolvimento
·
1ª etapa: Primeiramente, foram apresentados os conceitos de pêndulo aos
alunos. Foi falado principalmente do pêndulo simples, que foi o objeto de
estudo. Os alunos questionaram a utilidade dele. Essa curiosidade foi
respondida como forma para eles refletirem o que poderíamos usá-lo – muitos
disseram que poderíamos medir a velocidade de oscilação e a frequência –, mas foi
mostrado que se reorganizarmos a fórmula do pêndulo que relaciona o
comprimento e gravidade com a periodicidade, poderíamos encontrar a gravidade
local, partindo do princípio de que deveríamos medir e coletar os dados.
A fórmula apresentada:
Isolando o valor da gravidade temos:
·
2º
Etapa: Depois de compreendido o conceito de pêndulo e que o método científico
consiste na experimentação de pegar uma hipótese e testá-la; foi mostrado para
eles que a aplicação pode ser mais simples do que parece e próximo de suas
realidades. Na 2ª etapa, foi mostrado um vídeo do canal Marlon Nardi¹ (figura 1),
que apresenta um experimento feito pela NASA, na missão Apollo 14, em que os
cientistas replicaram o pêndulo simples. Assim, foi possível determinar um
valor bem aproximado da gravidade local na lua, utilizando um modelo experimental simples amplamente conhecido.
Figura 1: Vídeo sendo transmitido aos alunos
Fonte: próprio autor
Figura 2: Alunos assistindo ao vídeo
Fonte: próprio autor
· 3ª Etapa: Após o vídeo, a turma foi organizada
em grupos de 6 pessoas para uma atividade experimental de nível 1. Consistia na
realização de um experimento de pêndulo simples em sala
de aula (figura 3), em que os alunos coletaram
os dados e realizaram os cálculos necessários (Apêndice A).
Foram empilhadas duas carteiras para
amarrar a linha do pêndulo, constituída de:
Ø
Chumbada de pesca para servir como a massa m do
pêndulo
Ø
Linha de pesca
Após os grupos formados, foi explicado o que
deveria ser anotado no relatório para que pudessem achar a gravidade local.
Vale ressaltar que nesse momento, o professor orientador ajudou muito, já que a formação
de grupos tumultuou os alunos que, aparentemente, ficaram bem empolgados com o
experimento.
Figura 3- alunos escutando o passos do
experimento. Eu, ao lado direito de preto.
Fonte: próprio autor
4. Análise da Prática
Foi necessário no meio da aula,
devido à dificuldade dos alunos, dar uma explicação de conceitos de matemática
básica, para que pudessem dar continuidade no experimento. Foi percebida também
a falta de paciência dos alunos na execução, talvez porque devido a sua faixa
etária de 15 a 17 anos, requer um pouco mais de calma e paciência na hora de
coleta dos dados primários. Para corroborar com isso, os resultados de vários
grupos não foram próximos da gravidade adotada de 9,81 m/s^2 (na latitude 45º, ao nível do mar).
Apesar de ter ministrado uma aula
com duas turmas, e com quase 80 alunos dentro da sala, a experiência foi
proveitosa. Eles se mantiveram bem calmos na maior parte do tempo e atenciosos
quanto as explicações. Deve-se destacar que tinham três professores (eu e mais dois) pois era uma sala com uma quantidade grande de alunos.
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