Páginas

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Ufologia não é ciência


A crença em pseudociências e mitos é sempre pertinente. A ufologia é bastante tentadora, pois mostra para muitos "evidências" de vida extraterrestre de uma maneira bastante fictícia, como nós vemos nas telas dos cinemas. Entretanto, o que se passa de tão fantástico na ufologia, não passa de suposições, crenças baseadas em evidência alguma, e pessoas querendo aparecer.

O que é a Ufologia?



A ufologia é o estudo hipotético de objetos voadores não identificados” (OVNIs)
Observe bem a parte em negrito e itálico, pois muitas pessoas costumam começar com um erro de interpretação e sair dizendo que tudo é um UFO, e muitas vezes não é. Quando observamos algo no céu, do qual não conseguimos identificar, passamos a nomear tal objeto como OVNI, porque simplesmente não conseguimos utilizar a nossa experiência para identificá-lo. O erro não começa quando admitimos que são objetos desconhecidos, mas sim quando tentamos dar explicações absurdas baseadas em crenças pessoais. Afirmar que, por não ter uma explicação plausível para um OVNI, ele automaticamente é de origem extraterrestre é uma falacia, e sua alegação não é valida.


Crop Circle, os círculos misteriosos

Desde o século XIX, aparecem círculos nas plantações de trigo em todo o mundo, principalmente na Inglaterra. Muitas vezes são obras artísticas, como o caso do circulo que apareceu na Itália, que a mídia sensacionalista disse ser caso de UFO. Mas era uma obra feita por  Francesco Grassi, a arte é chamada de “LENR” (Low Energy Nuclear Reactions). No Facebook dele, em seu perfil oficial, você encontrará várias fotos.
Crédito da Imagem: Francesco Grassi.

Mensagem de Arecibo,
 a cor foi adicionada apenas para separar por partes
 a mensagem e facilitar a compreensão.
O caso de Chilbolton e a Mensagem de Arecibo de 1974. 
A mensagem de Arecibo foi desenhada por Frank Drake em código binário (Drake na época era diretor do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, e é agora presidente do conselho do Instituto SETI) . 
 A mensagem em si dá o tipo de informação que qualquer cultura iria querer aprender sobre nós: onde estamos localizados, com o que nos parecemos, um desenho simples do radiotelescópio usado para enviar a mensagem, e algo sobre a nossa construção biológica (DNA e alguns dos blocos de construção da nossa bioquímica). Esta mensagem foi enviada como uma “demonstração” para comemorar a modernização do telescópio de Arecibo – com diâmetro de 1.000 pés – com uma nova superfície refletora.
O propósito real da mensagem era chamar a atenção para a enorme potência do transmissor de radar recém-instalado em Arecibo e da capacidade da antena, projetando um poderoso sinal para o espaço. Mas muitos levaram o caso a sério.

O círculo em Hampshire

O círculo encontrado em Hampshire é parecido com a da transmissão em 1974, mas existem algumas diferença: os elementos primários para a vida foram mudados, mantendo todos enviados e anexando o silício. A anatomia enviada mostrava um ser humano de baixa estatura e com uma grande caixa craniana. Eles medem 100,8cm.  O padrão de Hampshire substitui o telescópio de Arecibo com um outro gráfico que lembra um satélite espacial com células solares.

Agora vamos ver as evidências, se isso é realmente provável:

 Primeiro: os alienígenas, se eles receberam este sinal, obviamente, estariam cientes da nossa capacidade de enviar e receber sinais de rádio de alta frequência. Sendo assim, poderia enviar sinais por rádio, que são muito mais eficientes. Então, por que eles usariam um método extremamente primitivo para “responder” – desenhando simples mensagens em nosso trigo? Por que eles não usam o rádio? O desenho no trigo só transmite um punhado de informações – o equivalente a algumas frases de qualquer texto. Eles poderiam transmitir muito mais, em questão de segundos, por rádio.

 Segundo: como e por que eles se pareceriam justamente conosco? Parece ser algo bem fictício. É impressionante a semelhança das informações, com seres que se parecem com os das telas de cinema e da televisão. Temos seres vivos na Terra que compartilham 3,5 bilhões de anos de evolução e uma parcela de seu DNA. Mas eles não se parecem com nós – eles se parecem com peixes ou jacarés… Também a informação bioquímica no círculo é a mesma que a mensagem de Arecibo, e que o silício é agora indicado como parte do jogo de construção biológica, embora este elemento, enquanto popular na ficção científica, é bastante pobre em fazer as moléculas complexas necessárias para a vida.

 Terceiro: um ponto muito importante, se você acha que isso é uma mensagem retornada: O sinal de 1974 visava o aglomerado M13. Claro, M13 esta cerca de 25.000 anos-luz de distância, o que significa que a mensagem não vai chegar a seu destino agora, só daqui a 25 mil anos. Claramente, o círculo não pode ser uma resposta a partir de qualquer um dos habitantes de M13; Eles ainda não receberam a mensagem. Entretanto, e se uma estrela aleatória da Via Láctea cruzou com o “feixe” da mensagem de Arecibo? Eles não teriam ouvido toda a transmissão e ofereceriam este desenho em resposta inteligente? Não. O feixe de Arecibo em 2.380 MHz tem cerca de 2 minutos de arco, que é aproximadamente 1/15 o diâmetro da Lua cheia. É um feixe extremamente estreito. E aliás, as chances de que uma sonda próxima poderia ter interceptado os sinais são ainda muito pequenas, pois existem estrelas mais próximas do nosso sistema solar do que isso, mas nenhum deles está no caminho da mensagem.

 Por que os alienígenas recorrem a um sistema de sinalização que transmite tão pouca informação e só pode ser usado durante a época de crescimento de dois meses e depois só à noite? Se você tem a capacidade de receber sinais de rádio, obviamente consegue também enviar. Se esses forem os extraterrestres que realmente procuramos, eu não quero nenhum contato com seres desse tipo! Obviamente, as evidências mostram que não há nenhum ser alienígena nos círculos de plantações. 

O vídeo abaixo mostra a formação completa de um crop circle criado pela equipe de Mathew Williams, para o jornal News of the World.  A técnica usada por Williams continua sendo a pioneira da ufologia moderna.




Não é estranho também, que todas as fotos de UFOs são pobres e insuficientes? E nos dias atuais temos vários tipos de mecanismos, para colocar um UFO ou OVNI em um vídeo ou foto, e dizer que são alienígenas. Na verdade, os alienígenas podem ser pequenos ou altos, o disco da nave espacial pode ser de forma triangular, mas a única coisa constante em todos os avistamentos de OVNIs e encontros com extraterrestres, é que ninguém tem qualquer evidência do que tenha visto. 

Se você gosta de extraterrestres, e concorda comigo depois de evidências apresentadas que a ufologia é uma bobeira, talvez você queira conhecer a Astrobiologia
 A astrobiologia é uma ciência séria, que tem como foco o estudo interdisciplinar da origem, evolução e distribuição da vida no universo. O Climatologia Geográfica, fez um artigo muito interessante sobre a diferença entre Ufologia e Astrobiologia (clique aqui).

-------------------------------------
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares